aocnte

Entre o final dos anos 1990 e início dos 2000, quando a era da internet de alta velocidade estava em alta na Coreia, a indústria de quadrinhos físicos estava sofrendo um declínio inesperado. Em 1997, devido à crise financeira asiática, a confiança do consumidor foi completamente perdida e um grande número de pessoas pararam de comprar revistas em quadrinhos e também perderam o costume de pegá-las emprestadas, em locais que faziam essa prestação de serviço e começaram a ler quadrinhos escaneados e postados online ilegalmente. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, devido a lei de proteção a juventude, todos os quadrinhos com conteúdo adulto tiveram sua publicação interrompida em 1997. Como consequência, dentre as 26 revistas de quadrinhos, apenas seis sobreviveram até os anos 2000 e um grande número de cartunistas profissionais perderam a oportunidade de publicar seus trabalhos.

O início dos anos 2000 foi um período de transição dramático para a indústria coreana de quadrinhos. A chegada da cultura da internet tinha mudado o estilo de vida das pessoas e trouxe consigo mudanças significativas na indústria do entretenimento. Tendo um impacto negativo principalmente no mercado de quadrinhos. Quadrinhos físicos perderam seu lugar no setor de entretenimento com o crescimento de várias outras formas de diversão propiciadas pela web como jogos de computador online e serviços de bate-papo. Entretanto, o surgimento de plataformas online de webtoons e smartphones mudariam a situação drasticamente em alguns anos. Mas o que seriam webtoons? – Webtoons são quadrinhos digitais que são distribuídos online pela web. Esse processo não é composto simplesmente do ato de escanear um quadrinho e fazer o upload dele online. Muito pelo contrário, webtoons são desenhos criados especificamente para a internet que usam efeitos de multimídia como programas de flash com imagens animadas e dublagens de voz.

Webtoons apareceram inicialmente no Daum, um portal da web coreano em 2003. E na sequência, outros portais online na Coreia como Naver e Nate, sistematicamente também começaram a criar plataformas online gratuitas de webtoons para atrair usuários e aumentar o fluxo de leitores. Consequentemente, webtoons ganharam uma grande popularidade e se transformaram em uma nova forma de entretenimento. Devido essa grande repercussão no país, várias adaptações para filmes e novelas (k-dramas) surgiram. Todos esses aspectos, foram fundamentais para sua popularização internacional e a conquista de fãs ao redor do mundo.

Conheça a seguir 5 curiosidades dos webtoons:

WEBTOONS - É UMA COMBINAÇÃO DE DUAS PALAVRAS QUE VEM DO INGLÊS: WEB + CARTOON!

A combinação de 2 palavras do inglês: WEB + CARTOON= WEBTOON

 

Mais de 6 milhões de pessoas leem webtoons todo dia, com 17 milhões de usuários por mês

Mais de 6 milhões de pessoas leem webtoons todo dia e 17 milhões de usuários por mês

 

3.Mais de cem versões em inglês de webtoons estão disponíveis online gratuitamente

Mais de 100 versões em inglês de webtoons estão disponíveis online gratuitamente

 

Webtoons podem ser transformados em filmes, novelas, animações, musicais, jogos e produtos!

Webtoons podem ser transformados em filmes, novelas, animações, musicais, jogos e produtos!Como o sucesso de  “Cheese in the Trap”.

 

Para se tornar um webtoonist (autor de webtoons). Webtoonists amadores podem fazer o upload de seus webtoons em um portal para novos artistas para uma chance de se tornar um webtoonist profissional!

Para se tornar um webtoonista (autor de webtoons) profissional. Webtoonistas amadores fazem upload de seus trabalhos em um portal para novos artistas e aguardam a sua chance.

 

 

Fonte: Daum, Naver, Komacon

3 Comments

  1. quais animações foram baseadas em webtoons???

    Reply
    • Só ouvi falar de “Noblesse”. Fazem mais adaptações para doramas como: Cheese in the trape; Orange Marmalade; Misaeng; Flower boy next door; Girl who see smells; Hyde, Jekyll, and i; Scholar who walks the night; Love Cells; Fool’s love; We boke up; Last; Mary stayed out all night.

      Reply
      • Fazem sim de diversos, por exemplo: Girl Who Sees Smells,Scholar Who Walks the Night, Hyde, Jekyll, and I, Fool’s Love, We Broke Up, Mary Stayed Out All Night,Last entre outros…

        Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *