Uma equipe de cientistas desenvolveu uma plataforma de software para controlar remotamente uma série de dispositivos móveis, o que permitirá aos usuários acompanhar as informações no aplicativo em dispositivos inteligentes, informou o mais famoso Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia – (KAIST).

A equipe liderada pelo professor da KAIST, Shin In Sik, disse que desenvolveu a tecnologia da plataforma móvel, chamada Mobile Plus. Ela permite que um aplicativo de smartphone compartilhe seus dados e funções com outros dispositivos e vice-versa.

O principal objetivo do Mobile Plus é permitir que aplicativos não modificados compartilhem funcionalidades em dispositivos, disse o responsável da pesquisa na KAIST. Com o Mobile Plus, tais funcionalidades no aplicativo como login e pagamento também podem ser compartilhadas entre dispositivos.

“Espera-se que o software móvel sirva como um hub para interconectar vários dispositivos inteligentes de forma mais conveniente, já que os usuários não precisarão se incomodar de instalar os mesmos aplicativos em cada dispositivo”, disse um funcionário da KAIST.

Por exemplo, os pais podem usar o Mobile Plus para monitorar os registros de pagamento nos smartphones dos seus filhos.

A equipe de pesquisa aproveitou a tecnologia chamada de “procedimento remoto”, a qual remove a necessidade de os desenvolvedores modificarem o código do aplicativo ao compartilhar funções dos aplicativos em dispositivos.

“Os usuários também podem continuar usando o mesmo aplicativo em vários dispositivos sem comprá-lo ou instalá-lo em cada dispositivo”, disse o funcionário. “Os pesquisadores agora se concentram em promover o software para ampliar sua base de usuários. Para esse fim, incentivamos o Google a adotar a plataforma para que mais usuários possam se beneficiar da tecnologia”.

A equipe de pesquisa foi positiva pelo seu potencial de crescimento, já que a tecnologia pode ser amplamente aplicada em áreas de tecnologia emergentes, como casas e veículos inteligentes. Shin. disse que a tecnologia Mobile Plus gerará sinergia quando combinar com as duas indústrias em crescimento cujo bloco de construção é conectar de forma transparente uma série de dispositivos com dados em tempo real.

“Com os smartphones que servem de hub, a tecnologia pode fornecer novas experiências aos usuários, amplamente utilizadas para aparelhos inteligentes e sistemas de entretenimento de informações automotivas”, disse Shin.

O último feito foi apresentado na Conferência MobiSys,  em junho, deste ano nos Estados Unidos.

A equipe de pesquisa disse que conseguiu demonstrar que um protótipo do Mobile Plus não retarda o desempenho de dispositivos interligados, a menos que a transferência de dados seja grande. Espera-se que a plataforma de compartilhamento de dispositivos cruzados impulsione o desenvolvimento de aplicativos criativos e úteis no futuro, afirmou.

Os pesquisadores do KAIST solicitaram uma patente e a equipe está buscando aumentar seu perfil global juntando-se com jogadores de software no exterior.

Fonte: Inven & Kaist

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *