O Snapchat não conseguiu decolar de verdade aqui na Coreia, mas o Snow sim. Snow é um app coreano que envia mensagens curtas de vídeo que desaparecem depois de um tempo. É possível enviar vídeos e também editá-los com efeitos divertidos como roupas engraçadas, animais ou comidas, por exemplo. Parece familiar?

Se você perguntar a um coreano normal, a maioria deles dirá que nunca ouviu falar em Snapchat, mas já ouviu falar no Snow. Isso é porque o app foca principalmente em usuários asiáticos. Por exemplo, ele oferece efeitos de produtos coreanos como soju e estrelas do K-Pop. Isso muda dependendo de qual país asiático você está, no Japão, por exemplo, ele oferece saquê e lutadores de sumo.

Snow foi lançado ano passado, conseguiu 30 milhões de downloads e continua crescendo. A maioria desses downloads é da Ásia.

Coreanos amam o aplicativo porque ele é perfeito para usar com amigos enquanto estão num bar ou num restaurante, e como a Coreia tem uma forte desse tipo de happy hour, o app fica cada vez mais popular, já que amigos vão mostrando a novidade um pro outro. Estrelas do K-Pop começaram a usar o Snow em programas de TV e em suas mídias sociais, o que aumentou mais ainda a popularidade do aplicativo.

Snapchat tem dificuldade em competir com Snow no mercado asiático por não entender completamente a cultura local, além de ser bloqueado na China. O Snapchat também não possui nenhuma sede/escritório na Ásia, contratando freelancers para desenvolver versões com as línguas do mercado asiático. Isso claramente não é o suficiente para ganhar o massivo público asiático. Esse mercado é tão grande porque países como a Coreia do Sul tem um forte mercado de mobile/tecnologia e 8 entre 10 coreanos adolescentes/jovens adultos tem um smartphone. E é esse o público-alvo do Snow.

Snow não é considerado uma plataforma de rede social viável como Snapchat, mas sim como um app divertido de entretenimento que jovens adultos gostam de usar. O app conseguiu com sucesso penetrar no mercado asiático e isso pode ser o sinal para mais startups coreanas saírem do mercado dos Estados Unidos e irem para o asiático. O principal mercado asiático seria a China, que possui uma grande curiosidade pela cultura coreana, e está sendo alvo por muitas startups existentes e futuras, empresários, capitais de risco e fundadores na Coreia.


Jimin do BTS é um dos usuários famosos do Snow !

Yoseob do BEAST!

As modelos ulzzangs também entraram na febre do Snow!

Fonte: Inven&Naver

6 Comments

  1. E como que “segue” o BTS. Tipo, como que faço para ver o seus vídeos?

    Reply
    • No aplicativo tem uma seção chamada “featured stories” – é lá onde ficam os updates dos idols. Não tem um username específico para seguir. 🙂

      Reply
      • eu nao achei , aonde fica por favor (se puder mandar print eu iria agradescer)

        Reply
      • Eu não achei, onde fica examente por favor????

        Reply
      • Eu não achei essa seção, alguém
        poderia me falar como acha ou coisa do tipo por favor

        Reply
  2. Vc sabe se da p mudar o id do snow?

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *